domingo, 6 de setembro de 2009

Cirurgia bariátrica e rebeldia não combinam!!

Chiquinho Scarpa era rico e fino de berço. Ostentava, esbanjava e gostava de "aparecer".
Em abril de 2009, aos 57 anos se submeteu a cirurgia de redução de estômago pelo método Scopinaro pois chegou aos 110 kgs, seu manequim de 44 em 1996 passou para 54 em 2009, seu IMC era de 40 ( o que lhe considerava obeso mórbido ).
Isso nos prova que até nos "ricos" a obesidade " pesa" e muito. Com a "obesidade pesada" até os mais "riquinhos" deixam de frequentar lugares de costume por vergonha da silhueta mostrando então que a obesidade é sim um grande problema tanto nas comorbidades como principalmente no emocional.
A obesidade mórbida é um "FANTASMA" na vida de qualquer um. Não tem cor, idade, sexo ou classe social, para todos é o mesmo "PESADELO".
Recebida a tão esperada alta, Chiquinho segue para sua casa sob orientação médica e nutricional do pós operatório como todos os demais pacientes bariátricos recebem.
Mas parece que Chiquinho não entendeu as orientações da equipe multidisciplinar como todo rebelde em suas atitudes.
Por isso devemos lembrar sempre da grande importância do parecer pré cirúrgico psicológico assim como a continuidade desse atendimento.
Tendo então que retornar ao hospital devido uma fístula, esta dada à desobediência alimentar ( ingeriu 5 lts de líquido ).
Com a infecção generalizada diagnosticada pelos médicos e assistentes, existia também sinais de falência no fígado, pâncreas e rim. Para termos uma idéia da gravidade: a quantidade de glóbulos brancos de uma pessoa saudável, oscila entre 7.000 e 10.000 células e Chiquinho tinha apenas 1.600. Os médicos chegaram a estimar 10% de chance de sobrevivência.
Chiquinho então teve que se submeter a uma outra cirurgia para limpeza da cavidade abdominal. Permaneceu na UTI sedado e sob efeito fortíssimo de antibióticos.
Esse é o grande problema de pacientes bariátrico rebeldes.
Cirurgia bariátrica não é uma cirurgia de vesícula.
Pense e reflita sempre com consciência!!

Um comentário:

Vivi'i de Paula disse...

Realmente a rebeldia ñ combina com gastroplastia, mas vc sabe notícias do Chiquinho??? Seria muito importante sabermos como ele está e o "preço" que ele pagou por esta rebeldia.
LEMBRANDO, A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO PRÉ OPERATÓRIO É MUITO IMPORTANTE!