terça-feira, 15 de setembro de 2009

Entrevista com Dr. Moacyr Pires de Mello.

Dr. Moacyr Pires de Mello é médico, cirurgião plástico pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e trabalha nessa especialidade no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.



DrauzioVamos partir de alguns casos de pacientes que se submeteram à cirurgia plástica da obesidade. Quantos quilos emagreceu a senhora da imagem 1a?
Moacyr – Essa senhora emagreceu 120kg após a cirurgia bariátrica. Quando isso acontece, geralmente a primeira reclamação do paciente é a respeito do avental que se forma no abdômen, provocado pela grande flacidez que tomou conta do tecido cutâneo. Depois, aparecem as outras necessidades, como cirurgias plásticas de mama, coxa, braço e tórax que, de certa forma, complementam a cirurgia de abdômen (imagem 1b).

DrauzioNa imagem 2 a, o avental é formado somente pela pele do abdômen?
Moacyr – Esse paciente, que havia emagrecido por volta de 80kg, estava num SPA, preparando-se para fazer a cirurgia bariátrica. Numa primeira etapa, foi retirado apenas o excesso do avental e, depois de concluído o emagrecimento, realizadas outras cirurgias plásticas.

DrauzioAs imagens 2 b e 2 c deixam evidente que o avental pode chegar até o joelho.
Moacyr – Geralmente, o avental vai até o meio da coxa ou até o joelho, mas pode ir até bem abaixo dos joelhos em alguns casos.

Drauzio – Essa enorme perda de peso associada ao abdômen que despenca provoca um desequilíbrio no corpo?
Moacyr – Provoca, mas esse desequilíbrio é compensado com o tempo pelo desenvolvimento da musculatura e pelo reposicionamento da coluna.
De fato, quando se retira esse excesso que está abaixo da linha da cintura, o paciente perde a noção de equilíbrio, porque muda o centro de gravidade e ele leva alguns dias para adaptar-se à nova posição.

DrauzioQuantos quilos de tecido você costuma tirar em média nesses casos?
Moacyr – Essas imagens referem-se a casos de pacientes que ainda não concluíram o emagrecimento. Na fase intermediária, chegamos a tirar por volta de 30kg ou 40kg. No entanto, se a pessoa conseguir esperar, o ideal é realizar as cirurgias estético-funcionais no final do processo de emagrecimento, mas nem sempre isso é possível.


DrauzioQue critério vocês adotam para saber qual é o momento certo de intervir depois que a pessoa fez uma cirurgia no estômago e perdeu peso?
Moacyr – Eu digo que a gastroplastia é uma cirurgia inteligente. Quando a pessoa estabiliza o peso com a alimentação considerada normal para ela depois da cirurgia bariátrica, isto é, quando pára de emagrecer, é o momento certo para fazer a cirurgia plástica da obesidade. O Índice de Massa Corpórea (IMC), entre outros, ajuda a determinar o peso ideal não só para realizar a cirurgia plástica com sucesso, mas também para a pessoa viver bem.

Nenhum comentário: