terça-feira, 1 de setembro de 2009

Anemia na obesidade infantil.

A anemia é igualmente um problema grave. A criança torna-se apática, cansada, sem apetite e com dificuldades de desenvolvimento intelectual. Uma observação interessante a se fazer é que a anemia não é sinônimo de criança que passa fome, mas sim da que não come o que deveria comer.
Anemia e obesidade: presentes em todas as classes sociais
Como o trabalho feito pelo Ministério da Saúde é nacional, é natural suspeitar que a obesidade e a anemia estejam mais concentradas em crianças de famílias menos educadas ou mais pobres. Pois saiba que as classes mais favorecidas, que têm informação e dinheiro para consultar um pediatra ou um nutricionista especializado, apresentam índices tão alarmantes quanto as menos favorecidas, tanto em obesidade como em índices de anemia.
Parece que hoje nos países em desenvolvimento, principalmente no Brasil, nossas crianças estão imitando as americanas à mesa. Nas grandes cidades, almoçar na lanchonete já virou hábito. Em casa, os pais entulham a geladeira de comida semi pronta industrializada, uma saída bastante prática, mas muito menos nutritiva.
O estudo do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde tem concentrado séria atenção na alimentação dos bebês de 6 meses a 2 anos e os resultados têm mostrado que o cardápio infantil já começa com "problemas" nos primeiros anos de vida, fase essencial para a formação de hábitos alimentares saudáveis.
A criança que aprende a comer bem até atingir 5 anos, diminui fortemente o risco de se tornar um adulto compulsivo por guloseimas. O motivo é que até essa idade, os pais e o pediatra mantém um controle mais rígido sobre a dieta da criança. Depois dessa fase, precisam contar com a ajuda das escolas. É por esse motivo que temos incentivado uma merenda escolar saudável, balanceada, nutritiva e gostosa, e temos buscado nas cantinas um parceiro para distribuir alimentos que venham complementar nutricionalmente a merenda escolar. Nossa intenção é interferir positivamente no programa, uma vez que na maioria das regiões do Brasil a merenda escolar é a única refeição que a criança tem acesso.

Nenhum comentário: