quarta-feira, 31 de março de 2010

Academia e Gastroplastia

Depois de muita caminhada, subidas a pé ao Alto da Boavista, engrenei numa vida de academia, rotina de musculação, elíptico no início e depois spinning (ou RPM).
Tudo chato pacas. Bom mesmo é ir ao cinema, viajar, dormir aquecido no frio, morgar na cama mais 10 minutos no frio. Enfim, assim como a civilidade, a educação e a higiene, manter a rotina de atividades físicas esta longe de ser algo natural. Demanda esforço, sair de casa. No calor é o calor, no frio o frio, com chuva nem preciso dizer. O Magnetismo do rabo aumenta diante de qquer obrigação para nosso bem estar. O lance realmente é pensar pouco, pois qdo pensamos acabamos nos aliviando destas obrigações.

É uma obviedade dizer que a maioria das academias são templos de eugenia q afastam o cara fora de forma. Um lugar em q o cara q realmente precisa estar lá é o mais rechaçado. Nos centros urbanos, não há como negar q são lugares necessários a quem precisa manter atividade física. As vezes imagino cidades médias, sem muitas opções de parques ou orlas. Anilhas e esteiras são necessárias. Há de se usa-las como remédio ou água de banho. Qquer pensamento além pode fazer vc negar a necessidade. No caso de um gordo severo, com gde capacidade de ganho de peso como eu esse luxo de não querer fazer atividade física me é vetado.

No início todo gordo é mal recebido. Ou recebido com desconfiança. É dificil deste lado, num exercício de imaginar o outro lado, fico pensando no Professor escrevendo a série de mais um "toneloso" de short apertado, tenis sem meia e camisa arrochada de um time diferente do dele. Qtas vezes vc pretende malhar por semana? 6X. MENTIRA. Já fez musculação antes? Sim, tive de parar ano passado...(e mais uma desculpa de gordo q não gosta de malhar).... MENTIRA. Vc deve saber q só academia não vai te emagrecer, vc tem uma nutricionista? Ta fazendo uma dieta? Sim, estou com acompanhamento médico, parei com pães, refrigerantes to comendo legumes, frutas e alimentos integrais. MENTIRA. E nessa anamnese o Professor escreve aquela prmeira série padrão com exercícios em máquinas, com o pedido de alongamento e 30 minutos de atividade aeróbia. O gordo pega a ficha e o Professor deve achar q vai ali mais uma desistencia. Cabe apenas saber se passa do terceiro mes.

O gordo vai ficando na academia, observa outras atividades, respira fundo e encara uma aula de spinning. Parece uma aula de pósgraduação para entregadores de pão ou de remédio. Um bando de gente numa sala, pedalando sem sair do lugar, suando em bicas com o poder de fazer sofrer mais ou menos em cima de um banquinho saliente q massacra toda a parte sul do corpinho em murchamento do gordura de côco brasil. aos poucos o gordo engrena, sua e vai saindo do zero de credibilidade.

Já engrenado, colhendo resultados do esforço antinatural de levantar ferro pra nada e pedalar para lugar nenhum, o gordo entra num metaestado de murchamento. Senão começar a se achar, manter o trabalho e a vontade com q faz as atividades semanais com exercícios e a dieta. Os resultados aparecem.

O chato é saber q qquer vacilo a banha aparece novamente. Portanto as duas horas diárias devem fazer parte d repertório tanto qto dormir, tomar banho ou a barrigada matinal.
O negócio mesmo é começar, sabendo q é chato pacas, mas q funciona e isso deve bastar. Afinal, bom mesmo é sorvete de flocos.

Um comentário:

Aurea Bekman disse...

Essa é a pura verdade, o problema é engrenar e colocar em prática a OBRIGATÓRIEDADE de uma atividade física no controle da obesidade!
Parabéns pelo seu esforço!!!!