segunda-feira, 19 de abril de 2010

Primeira dama tenta reduzir obesidade.


A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, iniciou um projeto para diminuir a obesidade entre crianças. A iniciativa passará pela mudança de alimentos servidos em escolas, nos playgrounds e nas visitas médicas feitas por crianças. O objetivo é eliminar a obesidade infantil em uma geração.

Com o nome de “Lets Move” (vamos nos mover), o programa estava sendo elaborado há mais de um ano. É a primeira iniciativa de grande escala da primeira-dama. A Casa Branca já anunciou que conseguiu o apoio de executivos da indústria alimentícia para reduzir a quantidade de açúcar em seus produtos.

A taxa de obesidade infantil no país triplicou nas últimas três décadas. Praticamente uma em cada três crianças está acima do peso ou é obesa. Michelle comparou seu programa com a invenção da internet e a chegada do homem à Lua. Ela afirmou que não se trata de algo genial ou um milagre tecnológico, mas algo possível de ser feito e que pode levar crianças a viverem uma vida mais saudável.


No dia 01/03/2004, saiu um decreto municipal proibindo alimentos, cigarros e bebidas perto de prédios públicos e escolas do ensino infantil e fundamental.

Em 75 dias, a cidade do Rio de Janeiro deveria ter mudado de cenário. Levantando a bandeira da guerra contra a obesidade precoce, o prefeito César Maia publicou decreto proibindo qualquer tipo de publicidade de alimentos, bebidas e cigarros no interiro de todos os prédios públicos municipais e no raio de 10 mts de extensão. No caso das 1044 escolas de educação infantil e fundamental, órgãos de desenvolvimento social, como abrigos, além das 138 unidades de saúde, a distância fixada aumenta para 200 metros. A lei também se aplica ás escolas particulares.

Outdoors com lindas mulheres oferencendo sorvetes de forma sensual deveriam ter sido abolidos também. Liberados, apenas material publicitário sobre campanha educativas que estimulem bons hábitos alimentares. O descumprimento da lei deveria acarretar, em caso de reicidência, na perda do alvará de funcionamento.

Os publicitários, prometeram provocar fortes reações. Estam estarrecido, alegando que não é assim que se combate a obesidade. Lula Vieira publicitário e conselheiro do conselho de Auto-Regulamentação comentou ainda que era mais fácil proibir a existência de gordos na cidade. Lula disse mais, que a medida será um desastre para o mercado da publicidade e que não se sustentará juridicamente: "Como fica o carrinho de sorvete da Kibon e os letreiros de bar? Essa regulamentação é maluca".

Claro que não deu certo!!

Nenhum comentário: