segunda-feira, 19 de abril de 2010

Câmara libera gordos para não passar por catraca de ônibus


Se depender dos vereadores de Franca, nenhuma pessoa acima do peso enfrentará o constrangimento de ficar entalada nas catracas dos ônibus. A Câmara aprovou, projeto que desobriga obesos em geral de passar pela catraca. Não há estimativa de quantos gordinhos serão beneficiados. Para começar a vigorar, a lei ainda precisa ser sancionada pelo prefeito.

A ideia de autorizar obesos a descer pela porta da frente dos ônibus foi apresentada pelo vereador Otávio Pinheiro (PTB) no ano passado e teve sua votação adiada por duas vezes. ele diz ser usuario de ônibus e já viu algumas pessoas obesas sofrendo constrangimento, sendo envergonhadas e humilhadas ao serem obrigadas a passarem pelas catracas. Foi analisando esta situação que tomou a iniciativa de elaborar o projeto.

A lei aprovada em 03/03/2010 não isenta a pessoa obesa de pagar a passagem. O interessado terá de fazer o pagamento ao cobrador, que irá girar a catraca. Em seguida, poderá descer pela porta da frente. O vereador não calcula o número de obesos que usam o transporte público. “Não sabe precisar quantas pessoas serão beneficiadas mas, com certeza, é um número expressivo”. Durante a votação do projeto, aprovado por unanimidade, havia apenas um gordinho no plenário.

A exemplo das quatro primeiras sessões do ano, a do dia 03/03/2010 apresentou uma pauta fraca e sem matérias de apelo popular. Tirando o projeto de Otávio Pinheiro, o restante foi de autoria do Executivo. Três deles pediam autorização da Câmara para o município firmar convênios com o Estado e a União relativos à assistência social. Apesar de votar a favor, Graciela Ambrósio (PP), questionou a legalidade. “O pedido feito pelo prefeito é retroativo ao ano passado. Isto quer dizer que, ao longo deste período, ele renovou os convênios sem autorização da Câmara. O prefeito vive questionando os projetos dos vereadores, mas está cometendo um flagrante ilegal.

Vale ressaltar que isso é em Franca interior de SP.

Nenhum comentário: