sexta-feira, 23 de abril de 2010
Ansiedade
Tem exatamente 01 mês que venho passando por um problema pessoal desagradável, um dos meus animais de estimação encontra-se muito doente: lipidose hepática, como já postei anteriormente.
Neste período percebi o quanto estou ansiosa, e pior, como não estou conseguindo segurar a ansiedade e com isso minha alimentação está péssima.
A ansiedade é uma sensação inexplicável que provoca sintomas diferentes em cada pessoa, alguns sentem falta de ar, muito nervosismo, problemas digestivos ( gastrite, prisão de ventre, enjôos, gases fome exagerada a chamada gula, vários tipos de medos, insegurança, irritados, provocando brigas e discussões por nada, ingestão EXAGERADA de bebidas alcoólicas ou calmantes e vários outros fatores.
A manifestação do sintoma incomoda tanto que o ansioso procura qualquer forma para acabar com essa pessíma sensação.
Para um obeso em recuperação ( gastroplastizado )é ainda pior, ele tenta comer em excesso só que como seu estômago não suporta tal quantidade o vômito é fatal ou infelizmente recorre-se a maldita bebida alcoólica e com isso acaba provocando outros problemas de saúde.
A ansiedade é um problema tão sério que o ansioso pode desencadear sindrome do pânico, quando se tem medo de tudo, tipo dirigir, acha que a qualquer momento pode-se morrer, faz uma infinidade de exames em diversos médicos diferentes e jamais acredita quando os resultados são normais.
As pessoas fazem várias tentativas para acabar com os sintomas que a ansiedade provoca e nehuma delas resolve o problema porque são tentativas para acabar com os sintomas FÍSICOS que ela traz. O tempo passa o problema cresce, vem a sensação de perda do controle e isto gera mais ansiedade.
É um círculo vicioso sem fim e muito perigoso...
O problema não se resolve porque as pessoas tratam apenas dos sintomas físicos provocados pela ansiedade, quando na realidade, é preciso tratar as causas da ansiedade!!
A ansiedade é gerada pelas exigências conflitantes, pela mania de perfeição, por não querer magoar os outros, por impulsos autodestrutivos, por possuir uma auto-imagem ilusória, por medo de criticas, medo de errar, por preocupações excessivas, por atitudes e pensamentos equivocados que aprendemos a partir da infância, entre outros fatores.
Agora imagina para um gastroplastizado ter que conviver com o fantasma do medo de novamente engordar? E quando deparamos com pessoas que acham que tudo é facíl, que é só querer?
Essa mudança interna dói, é uma GUERRA...
A ajuda psicológica é primordial nesse momento.
A cada dia eu luto com essa maldita ansiedade.
Essa sou EU!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário