terça-feira, 27 de abril de 2010

Ansiedade II


Continuando o assunto abordado anteriormente, a ansiedade.

Um terço dos obesos qd procuram um profissional com o objetivo de emagrecer e pq apresenta transtorno compulsivo por comida, ou seja ingere exageradamente alimentos.

Qd ocorre esse tipo de descontrole o alimento é a válvula de escape para amenizar um problema psicológico não foi resolvido.

Hoje em dia as pessoas estão fugindo cada vez mais dos seus problemas cotidianos, encontram-se sem força para enfrentar a realidade.

Claro que nem todos reagem desta forma. Existem fatores de predisposição genética individual, biológico, sócio-cultural e como não poderia faltar a familiar.

Atualmente nos consultórios psiquiátricos estima-se que 50% dos pacientes tem transtorno comupulsivo por alimentos e apresentam como causa principal a depressão.

Qd há depressão é pq houve alguma causa especifica que desencadeou essa reação. Geralmente os principais problemas relacionados são problemas com cônjuge ou namorado ou noivo ou pais ou filhos. A situação financeira, problemas no trabalho ou ainda desemprego são causas frequentes. Não ter um companheiro (a) pode também levar a solidão que é um sentimento bastante depressivo. A ansiedade antecipatória também é uma grande vilã.

Com isso percebemos que os problemas emocionais que comandam a mente e o corpo. São emoções pertubadoras fortíssimas: Raiva, medo, ansiedade, culpa, vergonha, tristeza, timidez, mágoa e várias outras.. Essas pertubações promovem conexões cerebrais caóticas evitando que possamos raciocinar.

Toda pessoa com uma emoção negativa acha-se incapaz de ser competente para emagrecer, isto é, controlar seus impulsos de comer. Ela está com a auto-estima fraca, consequentemente o humor fica deprimido e se come mais mesmo sem fome para compensar a frustação.

Hoje em dia cresceu muito o medo de assalto, de sequestro de violência, fazendo que fiquemos mais apavorados.

Toda pessoa com transtorno compulsivo vive fazendo dietas, pq há uma variação de peso muito intensa. Normalmente procura novidades em emagrecimentos, mas nunca adere a nenhum tipo de dieta e muito menos pratica de exercícios físicos, qd não a dieta começará sempre na segundas feira. rs

A vida é de momentos bons e momentos ruins, a felicidade é a melhor forma para caminharmos. Todos nós enfrentamos problemas e eles têm que serem resolvidos, qd não são resolvidos, a tendência é que a compulsão aumente.

Vivemos culpando as situações desagradáveis e compensando com a compulsão pelos alimentos e claro que fatalmente adquiremos a maldita OBESIDADE.

Todos nós devemos rever nossas situações e encararmos os diversos problemas com prevenções, não fique com vergonha de pedir ajuda a um profissional, afinal de contas é difícil mesmo a luta do dia a dia.

DIGA NÃO A OBESIDADE!!!!

Nenhum comentário: