domingo, 4 de abril de 2010

Anorexia mata!!


Anorexia é um comportamento que uma pessoa apresenta em achar que está "gordo". Apesar das pessoas a sua volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O paciente tem sempre um comportamento irracional de emagrecimento.
O paciente anoréxico costuma fazer loucuras para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.
Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para essa doença mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hostpital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.

O tratamento da anorexia continua sendo difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a imagem corporal ou desejo de perder peso. Por enquanto as medicações têm sido paliativos. As mais recomendadas são os antidepressivos tricíclicos (possuem como efeito colateral o ganho de peso). Os antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina têm sido estudados mas devem ser usados com cuidado uma vez que podem contribuir com a redução do apetite. É bom ressaltar que os pacientes com anorexia têm o apetite normal, ou seja, sentem a mesma fome que qualquer pessoa. O problema é que apesar da fome se recusam a comer. As psicoterapias podem e devem ser usadas, tanto individuais como em grupo ou em família. A indicação dependerá do profissional responsável. Por enquanto não há uma técnica especialmente eficaz. Forçar a alimentação não deve ser feita de forma rotineira. Só quando o nível de desnutrição é avastador. Forçar alimentação significa internar o paciente e fornecer alimentos líquidos através de sonda naso-gástrica. Geralmente quando se chega a isso torna-se necessário também conter (amarrar) o paciente no leito para que ele não retire a sonda.


A anorexia felina não tem nada a ver com problemas de auto-imagem, como ocorre com os humanos que apresentam a doença; nos felinos, a anorexia é um sinal de fumaça –e onde há fumaça, há fogo.

“Quando um gato fica doente, a primeira coisa que acontece é a perda de apetite. a anorexia felina sinaliza problemas de saúde. “Só depois de descartadas as causas orgânicas é que se admite a causa emocional; a tristeza é por exclusão.

Praticamente todos os dias, especialistas em felinos atendem gatos com anorexia ou, mais precisamente, com hiporexia: não chegam a suspender a alimentação, mas comem muito pouco.

a anorexia felina pode perdurar de cinco dias a três semanas. Gatos são capazes de agüentar vários dias sem comer, mas a anorexia prolongada leva à lipidose hepática, acúmulo de gordura nas células do fígado, que pode provocar a morte.

Após três dias sem comida, o organismo do felino começa a quebrar as próprias proteínas para usar como energia. O processo leva à desnutrição ou à lipidose hepática, que acontece com mais freqüência em bichos obesos.

“Quando o gato entra em lipidose, fica amarelo, principalmente as mucosas da boca e dos olhos. Ele se sente enjoado, é como se tivesse comido feijoada, fica pesado, come e vomita em seguida. É preciso colocar sonda em seu estômago para alimentá-lo.

Os estímulos “involuntários” são a alimentação por meio de seringa na boca ou de sonda no estômago e o uso de medicamentos que abrem o apetite. “A partir do momento em que ele começa a ganhar 100 g por dia, o tratamento é interrompido para que ele comece a comer sozinho”.

Para motivar o gato a voltar a se interessar por atum e patê de salmão, por exemplo –o tratamento é o mesmo de um humano, através de uma sonda naso-gástrica com 8 ml de 3em 3 horas com uma alimentação que não traga mais gordula para o fígado de seu animalzinho.

Nunca passei por anorexia e acho que jamais acontecerá comigo,( conheço pessoas que infelizmente passaram por isso ), hoje estou nessa luta com minha gata que está com anorexia por muita gordura no fígado, errei com a alimentação da minha gata, mas como eu poderia saber da sua educação alimentar se eu não sabia nem da minha?

Tenho certeza que ela ficará curada e isso sevirá mais uma vez de alerta que OBESIDADE MATA!

DIGA NÃO A OBESIDADE!!

Nenhum comentário: