quinta-feira, 3 de junho de 2010

Hospital das Clínicas promove caminhada com obesos mórbidos.

Novo modelo de atendimento inclui resgate da auto-estima e incentivo à consciência social antes da cirurgia.

O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, adota um novo modelo de atendimento aos obesos mórbidos para elevar a auto-estima dos pacientes, incentivando-os a cuidar do corpo e estimulando o convívio com pessoas que têm o mesmo problema.

Uma caminhada reunindo pacientes com obesidade mórbida do HC acontece mensalmente, nas imediações do hospital. A primeira aconteceu, 30 de outubro do ano passado.

Depois de caminhar, os pacientes são entrevistados pelos médicos e encaminhados para acompanhamento ambulatorial com a equipe multidisciplinar, composta por cirurgiões, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, nutricionistas e professores de Educação Física.

“Muitos pacientes que estão aguardando a cirurgia bariátrica só acabam retornando ao hospital um pouco antes de serem operados. Essa atividade que estamos iniciando é uma forma de estimular o doente e estarmos mais próximos de suas necessidades”, afirma o chefe de Estudo da Cirurgia da Obesidade Mórbida do HC, Arthur Garrido.

A obesidade mórbida atinge cerca de dois milhões de brasileiros. O Hospital das Clínicas é pioneiro em cirurgia de obesidade grave e em pesquisas sobre esse ramo cirúrgico. Desde o ano de 2000 esse tipo de tratamento foi oficializado pelo Ministério da Saúde e incluído no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário: