terça-feira, 4 de maio de 2010

As diferenças !!


Como é do conhecimento de todos, sou uma pessoa completamente ativista em relação a gastroplastia e luto para que seja obrigatório a cirurgia pelo SUS, não só no papel como é e sim funcionando como tem que ser.
Sou operada a 4 anos e não cheguei ao peso ideal e vcs devem estar se perguntando, como alguém pode ser ativista de uma situação se ela não é o exemplo vivo dessa mudança? Ai que entra a grande polêmica, todos somos diferentes e talvéz quem tinha o peso que eu tinha e ter o peso que tenho hoje seja pra mim uma grande vitória, isso não quer dizer que seja o ideal.
Saí até do orkut, só assim não preciso ficar batendo boca com pessoas que acham que são donos da verdade, não pq não queiram o nosso bem, mas sim não sabem lidar de maneira civilizada com o assunto.

Toda participação eficaz de um grupo depende da forma de como os membros do grupo convivem com as diferenças interpessoais.

E como funciona essa diferença? Mais do que a diferença na aparência física, consiste em saber lidar com pessoas diferentes na forma de pensar, sentir e agir.

Você já parou para pensar em como é a forma que você se relaciona com as pessoas ao seu redor? O que você espera delas? O que essas pessoas esperam de você? O que você espera de si mesmo?

Muitas vezes esperamos tanto dos outros que freqüentemente nos sentimos frustrados qd não procedem da forma que gostaríamos. Isso ocorre porque nos relacionamos com as pessoas partindo de nossas próprias referências pessoais. Então, por exemplo, se penso que tomar uma cervejinha me da uma satisfação, isso não quer dizer que vc tenha que pensar da mesma forma. Só que nem sempre isso acontece, o que me revolta e afeta minha relação com algumas pessoas é por acharem que tenho que ser como elas são. Mas, será que o outro é obrigado a atender às minhas expectativas? Quem me garante que isto ocorrerá sempre? A base para começarmos a lidar com outras pessoas de forma eficaz é nos conscientizarmos que:

AS PESSOAS SÃO DIFERENTES SIM.

Cada pessoa é um ser único no mundo, com uma história de vida própria somente por ela experimentada. Você já parou para pensar que ninguém pode sentir o que você sente, da forma como voce sente ? A sua alegria é só sua, a sua dor e tristezas são só suas. A forma como você enfrenta uma perda, por exemplo, é diferente da forma de outra pessoa. Nós somos seres singulares neste mundo, nem os gêmeos pensam e sentem de forma igual. Muitas de nossas dificuldades nas relações são justamente porque esperamos que o outro aja conforme nós agimos. Quando encontramos alguém parecido conosco, que alegria! Esse encontro nos traz satisfação e reconhecimento. É ótimo nos relacionarmos com uma pessoa que pensa de forma semelhante à nossa. Mas, quando o contrário acontece, que desastre! Entramos em conflito. Como vamos "corrigir" esta outra pessoa? Como vamos conviver com ela?

Se realmente você entende que o outro é diferente de você, esse conflito será tratado nas suas devidas proporções. Então, as atitudes dos outros não terão o peso de serem da forma como você espera. Por exemplo eu não gosto de comemorar meu aniversário com festas, mas adoro realizar festas de aniversários para meus familiares e não permito que não se comemore por mais incrivel que isso possa parecer.

Antes de compreendermos e aceitarmos a diferença do outro, devemos compreender e aceitar a nossa própria diferença. Devemos também não nos culpar por não sermos como o outro quer que sejamos. Devemos reconhecer que podemos errar, que somos limitados e que não atenderemos sempre ás expectativas dos outros. Assim, começamos a perceber que não é difícil conviver com o diferente, mas e difícil pararmos de agir com o outro como se esse outro fosse nossa extensão ou como se fosse nós mesmos.

Por isso a GASTROPLASTIA tem um resultado diferente para cada um de nós, o importante é vc aceitar que mesmo com as diferenças felicidade existe, mesmo que não tenhamos alcançado a meta!!

Depois de tantas dificuldades com a obesidade ainda temos que ficar preocupados com o que o outro pensa da gente em relação a gastroplastia?

Aceite as diferenças e viva em harmonia!!


DIGA NÃO A OBESIDADE!!

Nenhum comentário: