segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Obesidade e sexo.


Comida e sexo têm sido retratados com beleza poética por românticos, boêmios e músicos. Psiquiatras e psicólogos também foram seduzidos por esta irresistível combinação, já que entre as inúmeras causas para a obesidade estão os fatores psicológicos, além dos genéticos, neuroendócrinos, metabólicos, dentre outros.

"A comida é uma droga", "Pessoas acima do peso usam a comida como um tranqüilizante, para dar boas sensações". Quem está acima do peso perde, muitas vezes, a capacidade de controle sobre si mesmo e come por compulsão.

"A obesidade pode estar diretamente relacionada à carência afetiva, como o indivíduo aprendeu a lidar com as suas frustrações e como foi tratado e alimentado na infância". Ainda vigora o "coma e me deixe em paz", apesar dos avanços na área educacional e das mudanças nas relações entre pais e filhos.

Existe uma forte cobrança social com relação à forma que o corpo assume. Afinal, a frustração sexual pode levar à obesidade? Ou é ao contrário?

"É difícil responder quem origina o que". "A única certeza é que a obesidade não é um fator que ajude a encontrar um(a) parceiro(a). Existe uma cobrança social sobre o físico, especialmente em relação às mulheres", explica. "O homem, quando obeso e rico, passa a sensação de poder; quando pobre, de preguiçoso e vagabundo. As mulheres, independente da classe social ou condição econômica, dão idéia de desleixo e descaso com a própria aparência".

"o mundo atual não foi feito para quem é obeso", a obesidade traz um enorme estigma social e quem está acima do peso é visto como alguém sem força de vontade. "Predomina o mito da beleza e das formas perfeitas. Ser vaidoso traz preocupações saudáveis. O problema é que nossa sociedade só fala disso".

Época de perdas

Se, na infância, o bebê "gordinho" é sinônimo de saúde, na adolescência acontece o oposto. Ser magro significa ser aceito e amado. "A adolescência é uma fase de perdas, em que acontece a perda da identidade infantil e a transição para uma nova, juntamente coma a perda dos 'pais heróis'".

O adolescente começa a lidar com um corpo que está se transformando e incomoda. "É a fase em que terá, ainda, que assumir e definir uma identidade sexual".

Quem está acima do peso acaba como o "patinho feio" da história. É destinado ao adolescente acima do peso o papel de coadjuvante. "Ele será o mais companheiro, divertido e engraçado, ou o melhor amigo do mais forte e bonito da turma. Será aquele que ajuda a todos, mas sempre em um papel secundário".

O adolescente lida mal com o aumento de peso. "Como o próprio nome diz, adolescente vem de adolescer, que significa uma fase de mudança. Ele engorda, se sente feio, inseguro e sempre se compara aos demais. O adolescente odeia tudo o que é diferente. O que ele quer é ser igual aos outros".

O jovem com peso acima do padrão, e dono de um corpo considerado feio pelos demais, acaba estigmatizado pelos colegas. E, muitas vezes, a solidão e o isolamento se tornam a sua única opção. Daí a importância dos pais prestarem atenção em relação ao que o filho (a) come, desde a infância. É preciso estimular uma dieta alimentar equilibrada, com a participação de todos os grupos alimentares (proteínas, legumes, frutas, carboidratos), e manter à distância - o máximo possível - os famosos "fast-food".

Cara metade

Sexo e obesidade não formam a mais perfeita combinação. "Não é impossível", "mas depende dos estímulos que o par recebe e do relacionamento afetivo". É comum que, no casamento, homens e mulheres se acomodem e se desencantem um com o outro. Surgem as insatisfações sexuais e emocionais. A comida passa, muitas vezes, a ser a principal fonte de amor e prazer.

É inerente ao ser humano sentir-se amado e desejado, independentemente se está acima do peso ou não. "Quanto mais a pessoa é aceita pelo meio onde vive, maior a auto-estima. Por isso, amor e sexo têm uma importância fundamental na vida de qualquer ser humano, esteja ele acima do peso ou não".

"Peso não é tudo". "Alguns valorizam mais o físico, outros não, mas nunca se falou tanto em corpo perfeito como agora". Isso significa que as chances de alguém acima do peso encontrar a "cara metade" são menores do que a das magras.

Amor fora de forma

E quem ama, emagrece? "É possível". "quando o 'vazio abstrato' é preenchido pelo 'sexo concreto'. Mas o contrário pode também acontecer: ao ficar ansiosa, a pessoa se refugia na comida e aumenta de peso. "O 'vazio abstrato' acaba preenchido pela 'comida concreta'".

Na sociedade ocidental, "a pessoa não quer emagrecer, mas quer ser emagrecida". Existe a forte necessidade em transformar a vida com o amor e o sexo. A mulher, por exemplo, apresenta a tendência a querer sempre agradar o seu parceiro, e cabe a ele estimulá-la a perder peso. "Se ela faz tratamento para perder peso, é claro que o melhor programa não será sair para jantar fora. Ele deve estimular a parceira a persistir no tratamento".

Na idade adulta, o obeso tem, geralmente, baixa auto-estima. É visto como um cidadão de segunda classe e, como tal, deve ter um(a) companheiro(a) na mesma categoria. Ele pensa e acredita que não encontrará ninguém melhor.

Entretanto, etir do momento em que o parceiro não é mais considerado atrativo, pode ocorrer a separaçãostar acima do peso não significa que o desejo sexual desapareça. Acaba, quase sempre, substituído pela comida. "O desejo sexual existe, mas está adormecido pela vergonha e o medo de se expor". Alguns medicamentos podem provocar uma diminuição temporária na libido, enquanto persistir o tratamento. Por isso, é importante conversar com o médico para conhecer os efeitos dos medicamentos que compõem o seu tratamento, seja para a perda de peso ou para tratar de problemas como a hipertensão ou depressão.

Em casos extremos, a obesidade pode ser motivo até para a separação de um casal, tanto como a falta de diálogo, o companheirismo, o amor. "A partir do momento em que o parceiro não é mais considerado atrativo, pode ocorrer a separação".



Um comentário:

Mamãe da Nicole disse...

muito legal o seu blog, bem parecido com o meu. bjs

www.grazigastro.zip.net