terça-feira, 13 de outubro de 2009

Considerações sobre gravidez após cirurgia bariátrica: Evidências atuais e recomendações


Os autores desse artigo de revisão abordam os seguintes aspectos em mulheres submetidas à cirurgia bariátrica: o aumento da fertilidade pós-operatória, a suplementação nutricional, segurança da gravidez após cirurgia bariátrica e efeito da gravidez sobre a perda de peso pós-operatória. As mulheres em idade reprodutiva correspondem a quase 50% dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. As cirurgias disabsortivas, restritivas ou tipo diversão pancreática podem levar a deficiências de ferro, cálcio, tiamina e a má absorção de gorduras, vitaminas lipossolúveis e vitamina B12.
Devido a essas deficiências, em teoria, tanto a mãe como o feto estão sujeitos a doenças como parto prematuro, baixo peso do feto ao nascer, osteomalacia materna, retardo mental do feto e defeitos do tubo neural. As mães submetidas a cirurgia de Capella podem apresentar obstrução intestinal devido à compressão intestinal causada pelo útero em crescimento. Foram descritos na literatura nove casos de morte por obstrução intestinal por esta causa. Sheiner et al. estudaram 298 partos em pacientes anteriormente submetidas à cirurgia bariátrica em Israel, não sendo descritas má formação ou qualquer outra anormalidade nessas crianças ao nascimento. Outros autores recomendam que a gravidez ocorra pelo menos um ano após a cirurgia, pois esse é o período de maior perda de peso e, portanto, a gravidez pode ser prejudicial à mãe e ao feto.
Em conclusão, os autores sugerem as seguintes recomendações a mulheres em idade reprodutiva submetidas à cirurgia bariátrica:
a) promover algum método contraceptivo nos primeiros 12 a 18 meses após a cirurgia;
b) acompanhamento nutricional e suplementação vitamínica no pós-operatório;
c) suplementação vitamínica diária durante a gravidez, além da suplementação de ferro, cálcio e proteínas (60 g diárias);
d) ficar atento ao risco de obstrução intestinal na mãe durante a gestação, sendo que a tomografia pode ser útil no diagnóstico;
e) acompanhar rigorosamente as alterações do peso da paciente tanto durante a gravidez como no pós-parto;
f) esclarecer os obstetras sobre o alto risco da gravidez nessas pacientes submetidas à cirurgia bariátrica.

Comentário
A gravidez de pacientes submetidas à cirurgia bariátrica preocupa muito o médico que as acompanha. As recomendações sugeridas pelos autores nos parecem muito úteis e de bom senso e devem ser aplicadas nessas pacientes. Achamos, no entanto, que o assunto está longe de ser encerrado, havendo a necessidade de mais estudos a respeito. Enquanto isso não acontece, recomendamos que todas as mulheres jovens que tenham a pretensão de se submeter à cirurgia bariátrica devam ser alertadas sobre os riscos da gravidez no pós-operatório, tanto no que se refere à mãe quanto ao feto.

Referência:


Beard JH, Bell RL, Duffy AJ. Reproductive considerations and pregnancy after bariatric surgery: current evidence and recommendations. Obes Surg. 2008;18:1023-7.


Nenhum comentário: