quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Por isso desenvolvemos esse blog.

Mulher morre na fila de espera para cirurgia de redução estômago no DF
Vânia Jacinta, de 41 anos, morreu nesta terça-feira (23) enquanto aguardava na fila para fazer uma cirurgia de redução de estômago em Brasília. Ela sofria de obesidade mórbida e pesava 300 kg. De acordo com a família, Vânia teve uma parada cardiorrespiratória.
O quadro de saúde da paciente se agravou no fim de semana por causa da obesidade. “Minha irmã tinha asma, tinha problema de coração e insuficiência respiratória”, afirmou a irmã.
De acordo com os especialistas, a cirurgia de redução do estômago seria a solução para o problema. “A cirurgia demorou porque ela estava na fila. O hospital tem uma fila e eles estavam preocupados com o risco cirúrgico dela. Precisava de todo aquele tratamento primeiro, para só depois operar”, explicou a irmã Maria Jacinta.
Esperam na fila outras 650 pessoas, no Hospital Universitário de Brasília (HUB), o único com cirurgia de redução do estômago em Brasília. Há três meses o governo prometeu credenciar mais uma instituição para reduzir a espera.
Segundo o Secretário de Saúde do Distrito Federal, Augusto Carvalho, existe um acordo com o Ministério da Saúde para que no próximo mês o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) comece a fazer a cirurgia de redução do estômago. “Foi autorizada a compra de equipamentos e esperamos 100 cirurgias por ano, para fazer a fila andar”, ressalta.
Descaso
Maria, que já foi operada, reclama da falta de atenção para a doença. “As pessoas sofrem muito e ainda sofrem maus-tratos no hospital, pelos funcionários, porque é obeso e dá mais trabalho. Eu sei porque já passei por tudo isso”.
O irmão de Vânia lembra também que, nos últimos oito anos, ela passou por vários hospitais, mas nunca conseguiu fazer a cirurgia. “Todos os hospitais de Brasília têm a ficha dela. Pelo prontuário dá pra ver como ela lutou pra fazer essa cirurgia. É triste e duro demais da conta”, lamenta Jeová Jacinto. “Ela estava sofrendo muito. Agora, descansou”.
O Bom Dia DF procurou o HUB, mas ninguém da direção quis falar sobre o assunto.

Um comentário:

Unknown disse...

REALMENTE É UM DESCASO COM OS OBESOS , ATE QUANDO VAMOS TER QUE MORRER.... DE TANTO ESPERAR POR UMA CIRURGIA .Estou me prepando para ser opeada no (hran)td é muito dificil nas marcações com profissionais como psicólogos,nutricionista e endocrinologista. COM ee=sse descaso vai te dando uma certa angustia de tanto esperar... tenho muita fé em DEUS que este ano eu opere pois ñ aguento esperar.Pois tenho 28 anos e tô perdendo por inteiro minha juventude devido a obesidade, peso 106kg e minha altura é 1,60 sei muito bem o que é sofrer com a obesidade....