sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Transtorno Obsessivo-Compulsivo



O TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos. Estes pensamentos são idéias persistentes, impulsos ou imagens que ocorrem de forma invasiva na mente da pessoa, gerando muita ansiedade e angústia.
A pessoa portadora de TOC tenta ignorá-los ou eliminá-los através de ações que são intencionais e repetitivas. Geralmente reconhece que seu comportamento é excessivo ou que não há muita razão para fazê-lo.
As obsessões ou compulsões acarretam grande estresse, consomem tempo (mais de uma hora por dia) ou interferem bastante na rotina normal, no trabalho ou nas atividades sociais e relacionamentos interpessoais.


Como aparecem o TOC?


genética --- Os indivíduos já nascem com maior ou menor propensão a desenvolver o problema.


influências ambientais ---Outros fatores que podem influenciar no desenvolvimento do problema estão relacionados com o aprendizado e o estresse.


estruturas cerebrais --- A falta da serotonina, um mensageiro químico das células nervosas, nessas regiões cerebrais, estaria associada à origem do problema.


O TOC é um problema de ansiedade caracterizado pela presença de dois componentes principais:



Obsessões --- Exemplos: preocupações com contaminação,dúvidas obsessivas
pensamentos de morte ou ou dano à saúde em relação a si mesmo ou aos outros
medo de não controlar o impulso e ferir ou agredir alguém física ou verbalmente
preocupações com blasfêmias e/ou insultos

Compulsões --- Compulsões e rituais são comportamentos repetitivos, feitos sempre da mesma forma, e são executados para aliviar a ansiedade.



Veja as compulsões típicas do TOC através do personagem interpretado por Jack Nicholson, no filme "Melhor Impossível".



Nenhum comentário: